Publiquei recentemente em meu blog profissional uma série de textos falando sobre o modo e a velocidade com que ficamos ultrapassados nos dias de hoje.
No primeiro texto, discuto a Competência Técnica, isto é, as habilidades específicas de que alguém precisa para fazer seu trabalho, propriamente dito. É a carteira de habilitação do motorista ou o CRO do dentista, por exemplo.
Depois, o assunto é a Competência Conceitual, ou seja, a capacidade de enxergar as tarefas antes de pôr a mão na massa, efetivamente. É conseguir entender os conceitos que estão por trás das ferramentas, uma vez que as ferramentas evoluem e o conhecimento específico fica obsoleto - cada vez mais rápido.
Abordo, em seguida, a Competência Organizacional, que é o modo como cada um se encaixa à sua empresa, compondo a inteligência corporativa de forma coletiva. Para isso, uso o brainstorming como exemplo porque, pasme, é uma técnica ultrapassada e comprovadamente inferior a outras, tanto em qualidade quanto quantidade.
Finalmente, a última trata da Competência Interpessoal, ou como nossos relacionamentos interferem na forma como executamos nosso trabalho. Mas em vez de bater na tecla na paz e harmonia, sustento que a discussão e as discordâncias são os elementos mais importantes para a inovação e a criatividade.
Conheça a série e veja como o mercado de trabalho está mudando e o que você pode fazer para manter-se atualizado. Boa leitura!
Recent Comments